quinta-feira, 28 de junho de 2012

DICAS PRA COMPRAR SUA CÂMERA ANALÓGICA


Não é de hoje que a fotografia tem feito sucesso novamente entre os adolescentes, jovens e é claro, entre os fotógrafos de longa data que sentem falta de como era bom abrir um envelope com um monte de fotos novas e com resultados inesperados! Resolvi trazer pra vocês uma seleção com as câmeras de plástico e SLRs mais amadas e procuradas.Qual já tinha te interessado antes? Qual o corpo mais bonito? O que te chama a atenção nas fotografias analógicas?
Diana F+ e Diana Mini
As câmeras Diana são de plástico e usam filmes 120 na F+ e 35mm na Mini, respectivamente. O máximo que você consegue tirar dela é um grupo de 16 fotos num tamanho menor e 12 no tamanho maior. Os resultados das Dianas geralmente podem sair um pouco sem foco e até borrados, por isso é importante ter a mão firma na hora de fotografar. As cores variam com o filme e principalmente com a luz do ambiente.
Polaroid
A Polaroid é famosíssima e tem muitos modelos, dos mais antigos que não são mais fabricados, até os recentes, montados mesmo depois do fechamento da empresa por um grupo funcionários que insistiu na marca. Na hora de comprar uma Polaroid, pense que você vai investir muito em filmes, porque são caros e você pode fazer poucas fotos. Essa vai pras leitoras e leitores rycos!
La Sardina
A La Sardina (o nome vem do formato parecido com uma lata de sardinha) é uma das câmeras de plástico mais bonitas, porque como é recente, ela foi criada para ser personalizada. Tem de todas as cores e com as mais variadas padronagens possíveis!Ela é grande-angular (distorce as bordas como a Fisheye, só que bem menos) e usa filme 35mm, desses que a gente encontrava em banca de jornal.
Fisheye
Outra querida é a Fisheye (olho-de-peixe), que tem esse formato quase redondo nas fotos. Ela deixa o que está no centro da cena maior e distorcido, o que acaba virando ponto de descontração para fotografar! A lente é ultra-grande-angular, por isso mostra muito do ambiente fotografado, onde nossos olhos não alcançam, a não ser que viremos o rosto.
Câmeras SLRs
As câmeras SLRs são equivalentes às DSLRs de hoje (o D foi acrescentado porque significa Digital), são câmeras com mais controles manuais e lentes intermutáveis, ou seja, que podem ser trocadas. As SLRs fazem fotos mais próximas das que vemos todos os dias: sem distorções e sem muitas alterações de cores, mas mesmo assim elas são amadas porque por mais que os efeitos sejam mais modestos, as fotos ainda saem com um contraste que nenhum programa de edição consegue fazer em fotografias digitais. A propósito, a maioria das fotos que você rebloga no Tumblr são feitas por elas, sabia? Os modelos e marcas são muito variados, tem a Canon AE1, a Leica M9, a Zenit 122, a Yashica Electro 35, etc.
Lomo LC-A
A LC-A é uma câmera que utiliza filme 35mm e começou a ser produzida em 1984 na União Soviética. Pra quem não sabe ou não deduziu pelo nome, ela deu origem ao termo tão conhecido hoje, “Lomografia”! Uma das coisas mais interessantes dela é que a exposição é automática, ou seja, se você quiser, não precisa se preocupar com isso; os outros ajustes são feitos manualmente. O contraste está muito presente nas fotos tiradas com a Lomo, assim como as cores bem saturadas, mais coloridas do que o normal.
Actionsampler
Essas belezinhas fazem 4 fotos em uma, minha gente! Pague 1 e leve 4, promoção de loja de móveis! Ela tem 4 mini-lentes que fazem as fotos uma seguida da outra e algumas vêm com filtros coloridos (geralmente azul, verde, amarelo e vermelho), assim os resultados saem diferentes e mais interessantes ainda.
Holga
E para terminar, a Holga, câmera chinesa criada para se popularizar mesmo, por ser barata e fácil de usar, nos anos 80. O filme dela é o 120 e sua principal característica é a criação de vinhetas em algumas fotos, o que pra muitos é defeito, mas pra outros é euforia. Dentre os modelos mais conhecidos estão o 135, 135BC e CFN.
Onde comprar? Você encontra as câmeras analógicas desde no Buscapé e Mercado Livre até na Lomography, loja que eu indico com mais segurança. Pesquise bastante antes, principalmente se for comprar em sites como o ML, tira dúvidas com o vendedor o tempo todo, e não se engane com preços muito baixos.

JOSÉ LUIZ.







Nenhum comentário:

Postar um comentário